Diferenças entre anticorpos monoclonais e policlonais: qual usar?
Estou no meio de uma pesquisa e me deparei com a dúvida sobre qual tipo de anticorpo utilizar – monoclonal ou policlonal. Já li bastante coisa, mas na prática ainda não sei qual seria mais indicado para uma aplicação de western blot específica em proteínas de baixo peso molecular. Alguém aqui já teve que escolher entre esses dois? O que pesou na decisão de vocês?
10 visualizações

Já passei exatamente por isso no meu mestrado e posso te dizer que depende muito da especificidade que você precisa. Quando trabalhei com uma proteína altamente conservada, os anticorpos policlonais funcionaram bem porque reconhecem múltiplos epítopos – o que ajuda se a proteína estiver em baixa concentração ou parcialmente degradada. Agora, se a sua necessidade é evitar qualquer reação cruzada e ter um sinal limpo, os monoclonais são o caminho. Outra coisa: alguns fornecedores fazem uma purificação melhor que outros. Eu acabei comprando os meus pela gentaur portugal, porque eles têm opções tanto de mono quanto de policlonais para várias espécies e aplicações específicas. Vale dar uma olhada nos detalhes técnicos de cada produto, porque eles mostram até quais testes o anticorpo já foi validado, o que ajuda muito pra evitar surpresas no ensaio.