fundo_cemh.jpg

Vídeos

Na quase totalidade dos vídeos as legendas precisam ser ativadas

Para assistir o vídeo com as legendas em português, proceda da seguinte maneira:
 

  1. Clique no ícone “Detalhes” na parte inferior do vídeo; quando abrir a aba, clique em ”Legendas” e, em seguida clique na opção “gerada automaticamente”.

  2. Clique novamente no ícone “Detalhes”, selecione “Traduzir automaticamente” e, em seguida, clique na opção “Português”

 

A tradução automática do Google evoluiu muito e hoje ela é um recurso de que não podemos abrir mão, tomando-se o cuidado de entender que ao utilizar a expressão “co-living” e “co-habitação” está se falando, na realidade, de cohousing.

Mais raramente, a tradução automática pode gerar palavras que não fazem sentido no texto, mas não comprometem o entendimento global.

 

Caso queira a transcrição do áudio do vídeo, um recurso muito importante quando o vídeo traz informações de relevância para seus objetivos, clique nos três pontos (...) localizados à direita da barra abaixo do título do vídeo e selecione “Abrir transcrição”. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em cima da transcrição sendo gerada e selecione a opção “Traduzir para o português”.

“Com muitos de nós vivendo mais, a questão de como manter uma boa qualidade de vida até a velhice é mais premente do que nunca. Agora, um grupo de mulheres de Barnet uniu forças em um experimento social radical para ajudar umas às outras a continuar a viver de forma independente e evitar taxas caras de lares de idosos. Então, cohousing poderia ser uma forma de lidar com a crise dos cuidados aos idosos? Fomos descobrir.”

(Este vídeo também aborda, rapidamente, a falta e opções de moradia adequadas para a população LGBT nas fases mais tardias da vida.)
 

“O que é cohousing? Como uma comunidade cohousing começa?” Neste vídeo Katie McCamant discute esses e outros tópicos relacionados a esse tipo de comunidade intencional. 

Cohousing pioneer and architect Charles Durrett presents on cohousing at the University of South Australia’s Innovation and Collaboration Centre,

Video em inglês, sem legendas 

Neste vídeo, a fundadora e moradora da primeira comunidade cohousing da Nova Zelândia, a arquiteta Robin Allison, comenta as bases de sustentabilidade de Earthsong nos aspectos ambientais e de construção de uma comunidade mais interativa e solidária por meio da cultura de cooperação e cuidado mútuo.
 

Workshop apresentado na associação belga de comunidades intencionais Samenhuizen, pela arquiteta americana de cohousing Laura Fitch

Parte 1 – Instalações e áreas comuns numa cohousing.
O que faz a elaboração do projeto de uma cohousing ser diferente de outros projetos multifamiliares? 
Como vc projeta para interação da comunidade. 
Como vc projeta para privacidade em casa e comunidade além da porta. 
Existem padrões na criação de comunidades cohousing?  
Itens essenciais, desejáveis e outros que são priorizados por uma comunidade em particular.

 

Workshop apresentado na associação belga de comunidades intencionais Samenhuizen, pela arquiteta americana de cohousing Laura Fitch

(continuação da parte 1) Como projetar comunidade trabalhando com um grupo ? Programa de Necessidades & Design. Estrutura padrão de um Workshop (uma oficina de trabalho) 
-    Parte 2  Introdução e formação de grupos; 
-    Parte 3 Elaborando o programa de necessidades; 
-    Parte 4, Priorizando o programa; uso de cartões de priorização; 
-    Parte 5 Testando o programa; 
-    Parte 6 Síntese e avaliação

Vídeo do documentário que aborda a integração das cidades com o meio ambiente e a importância, para a saúde das pessoas, da incorporação na fase do projeto arquitetônico de elementos naturais como aberturas para o exterior que permitam uma boa ventilação natural, vistas para o céu e para árvores silvestres, floríferas e frutíferas, jardins e gramados, fontes e pequenos lagos com peixes. 
O documentário conta com depoimentos de Araquém Alcântara, professor Christian Dunker, Hans Donner, professora Vera Lucia dos Santos, arquiteto Guilherme Takeda, arquiteta Bia Rafaelli, paisagista Benedito Abbud e o arquiteto Eduardo Cabral, entre outras participações. 

Curso em Comunicação Não Violenta 

Áudios da tradução do Curso em Comunicação Não-Violenta proposto por Marshall Rosenberg, gravado originalmente em inglês e que está disponível no YouTube.

O curso é composto por nove seções, com duração total de 8h 51’35”, abordando os seguintes temas: