fundo_cemh.jpg

Cohousing Sênior

Imagine viver próximo a um grupo de amigos, acima dos 50 ou 60 anos, desfrutando de um frequente convívio social. Espaços pensados por eles para a sua convivência permitem que se mantenham próximos uns aos outros, ainda que a idade avance, limitando a mobilidade.

Não se trata de um condomínio para idosos, mas de uma comunidade residencial, onde os próprios moradores participaram da formação de todo o processo de implantação, desde a formação do espírito comunitário até o projeto arquitetônico e a construção.

Isso é viver em uma cohousing sênior. 

É a opção para quem quer continuar se desenvolvendo, vivendo a vida plenamente e de maneira independente, num ambiente que é mais prático, mais econômico, mais divertido, mais interessante e com certeza mais saudável do que aquele que qualquer instituição para idosos poderia criar. Essa comunidade, altamente funcional, é construída, decisão a decisão, num processo que estimula seus membros a serem pessoas capazes, proativas e colaborativas umas com as outras. 

Pesquisas demonstram que, em cohousing, pessoas com limitações podem viver, de maneira independente, com capacidade funcional e alto engajamento comunitário, uns 10 anos a mais do que se estivessem morando num outro ambiente.

 

 

Sites selecionados de cohousing sênior:

Elder Cohousing: http://elder-cohousing.squarespace.com
Site da gerontóloga americana Anne Glass,”pesquisadora líder no na área de cohousing sênior e outras comunidades intencionais autogeridas de idosos. A Dra. Glass coletou dados em seis das primeiras comunidades de cohousing sênior nos EUA e fez um estudo longitudinal em uma comunidade dessas de 2006 a 2016. Ela se concentra especialmente no potencial dos adultos mais velhos de fornecerem apoio mútuo uns aos outros. Ela também está interessada em maneiras como as comunidades podem facilitar esse processo e ser mais amigáveis aos idosos, e no processo pelo qual os adultos mais velhos decidem envelhecer na própria casa ou fazer uma mudança. 

Housing for Older People  
https://www.housinglin.org.uk/Topics/browse/Housing/HousingforOlderPeople/Cohousing/
Página de site britânico abordando as opções de moradia e cuidados disponíveis à medida que as pessoas envelhecem. Uma delas é sobre cohousing:
Cohousing sênior Dinamarca:  
https://realdania.dk/tema/seniorbofaellesskaber

HAC.ORA SENIOR COHOUSING ASSOCIATION PORTUGAL: https://www.hacora.org/

QUIMPER VILLAGE  A 55+ Cohousing Community 
Port Townsend-WA, Estados Unidos -
https://www.quimpervillage.com/

OWCH OLDER WOMEN´S COHOUSING -  Londres, Grã Bretanha https://www.owch.org.uk/about-cohousing

TRABENSOL:
Centro Social de ConVivencia para mayores - Torremocha de Jarama-Madri, Espanha  
https://trabensol.org/

Harbourside Cohousing -  Sooke-BC, Canadá https://www.harbourside.ca/