fundo_cemh.jpg

Cohousing Multigeracional

As primeiras comunidades cohousing, estabelecidas na Dinamarca no começo dos anos 1970, eram formadas por famílias em busca de ambientes de apoio e diversidade para criarem seus filhos e também por pessoas solteiras e idosos em busca de maior convívio e apoio social.

Em uma cohousing multigeracional (também conhecida como intergeracional), os ambientes são planejados para conciliar o cuidado das crianças com espaços comunitários para a interação de diferentes gerações, onde é possível aprender e trocar experiências.

No refeitório ou na lavanderia, por exemplo, jovens e idosos podem descobrir, na prática do dia a dia, os inúmeros benefícios dessa convivência intergeracional.

As pessoas em diferentes estágios da vida tendem a ter necessidades e habilidades diferentes para ajudarem umas às outras. O idoso que prefere não mais dirigir pode trocar favores com uma mãe de três filhos no acompanhamento das lições de casa de um deles; pais cansados com conflitos entre seus filhos adolescentes podem encontrar apoio e referência na família vizinha, com outros pontos de vista, por exemplo.

De um modo geral, muitos idosos gostam de estar perto de crianças pequenas, especialmente se seus netos estão longe ou não são mais jovens. Estes moradores mais velhos, já aposentados, podem contribuir muito no cuidado de crianças e jovens da comunidade enquanto seus pais estão trabalhando. Da mesma forma, as crianças moradoras de cohousing apreciam o relacionamento com os idosos, pois são cada vez menos propensas a terem avós próximos.
Os residentes mais jovens também contribuem com sua força, resistência física e ousadia nos trabalhos da cohousing, enquanto os moradores mais velhos, com mais tempo disponível, se dedicam mais aos serviços administrativos e de organização de eventos.

Os momentos de mutirão, nos trabalhos internos na comunidade, ficam bem ricos e alegres pela diversidade do grupo, onde cada um, a seu modo, contribui com o que pode nas tarefas comuns, dando seu melhor para complementar o trabalho de todos.

Crianças e jovens que vivem em cohousing multigeracionais se beneficiam da amizade com pessoas de todas as idades e crescem com mais repertório de convivência. Essas comunidades, vibrantes e engajadas, se renovam e se sustentam mutuamente, garantindo sua própria continuidade.



Sites selecionados de cohousing multigeracional:

Sættedammen,  Hillerød, Dinamarca - http://www.xn--sttedammen-d6a.dk/

Pioneer Valley Cohousing, Amherst-MA, Estados Unidos - https://web.cohousing.com/welcome/

Nevada City Cohousing, Nevada City-CA, Estados Unidos - https://www.nccoho.org/

Earthsong Eco-Neighborhood, Auckland, Nova Zelândia - https://www.earthsong.org.nz/

Creekside Commons, Courtenay-BC, Canadá - https://www.creeksidecommons.net/